O Moda Center Santa Cruz foi destaque na noite desta sexta-feira (24), durante a edição especial do Globo Repórter da TV Globo para a região Nordeste. O programa teve como tema principal o São João do Nordeste.
O programa destacou os principais detalhes que move as festas juninas da região, passando pela agricultura, comidas, danças, confecção de produtos e a venda de confecções no Moda Center Santa Cruz.
A equipe jornalística esteve no último dia 12 de junho em Santa Cruz do Capibaribe, coletando entrevistas com sulanqueiros e compradores de diversos estados do país.
Neste final de semana a alegria tomou conta da Praça Vigário Ramos, em Poço Fundo. A população do distrito recebeu um grande show com apresentação de Dida de Nan e Batista Lima.
Fotos: Divulgação BL/ são joão da Moda/ Via amigos Facebook
Na manhã deste domingo (19), um acidente de trânsito aconteceu na PE-160, no trecho entre as cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Jataúba, no Agreste.
O acidente envolveu um veículo Siena de cor branca com placas de Monteiro na Paraíba e uma moto Bros.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz do Capibaribe foi acionada e uma guarnição da ROMUT seguiu de imediato ao local, onde os agentes fizeram o isolamento como também o balizamento para evitar outros acidentes.
Um homem e uma mulher que vinham na motocicleta ficaram feridos e foram socorridos pela equipe do SAMU e levados ao Hospital Municipal de Santa Cruz com várias escoriações pelo corpo.
Segundo informações obtidas pelo Merece Destaque já na noite deste domingo, as vítimas se recuperam bem e estão fora de perigo.
Fonte: Blog Merece Destaque/ Fotos: Genivan Barbosa,Fernando Lagosta,CGM
Produzido e comercializado informalmente desde 1930 por algumas famílias do distrito, os doces caseiros de Poço Fundo, tornaram-se agora uma marca comercial como identidade visual, certificado de qualidade e site (www.docepocofundo.com.br). “A partir da concessão destes cerificados e do lançamento do site, nos voltamos para as novas oportunidades de negócios e crescimento econômico para as quatro famílias produtoras de doce há quase um século. Uma cultura que ultrapassa gerações e se mantem como a principal fonte de renda dos doceiros,” ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Bezerra.
Durante o ato público foram entregues os certificados aos produtores de doce Rubens Wanderley, Maria Helena, Maria Assunção e Geneilza Lima. O projeto de resgate da história e incentivo aos produtores de doce caseiro de Poço Fundo estrutura seus objetivos na valorização e preservação da cultura do doce, da própria história das pessoas e do lugar, valorização do produto e do produtor no mercado e promoção da cultura empreendedora e criação de oportunidades e possibilidades de negócios.
Na ocasião foi assinado ainda o Projeto de Lei que declara o Doce Caseiro de Poço Fundo Patrimônio Cultural e Imaterial Gastronômico santa-cruzense. Participaram do ato os vereadores Afrânio Marques, Dida de Nan, Klemerson Ferreira, Zé Minhoca, Ronaldo Pacas e Zé Elias, o Subprefeito Val Alves e familiares da professora Severina Barbosa.
Imagem aérea mostra a grande quantidade de veículos que lotaram estacionamento e arredores do Moda Center – Fotos: Thonny Hill e assessoria
No último domingo (12) e nesta segunda-feira (13), o Moda Center Santa Cruz registrou sua principal feira do primeiro semestre de 2016. Milhares de compradores, vindos de vários estados brasileiros, estiveram no parque para realizar suas compras e o aquecimento das vendas, mesmo em período de crise econômica, pode ser sentido pela maioria dos comerciantes.
Todo esse potencial econômico, que tem impacto direto em mais de 50 cidades de Pernambuco e Paraíba, também poderá ser visto, em rede nacional, em 24 de junho. Nessa data, será exibido, pela Rede Globo, a edição especial do Globo Repórter, que trará como tema o aquecimento da economia com a chegada do período junino.
Imagens e entrevistas foram realizadas no domingo pela equipe da Globo Nordeste, comandada pela jornalista e apresentadora Beatriz Castro. Eles conversaram com clientes e confeccionistas e puderam ver de perto que a moda, variedade, preços competitivos e o próprio São João estão ligados, intimamente, a realidade empreendedora de Santa Cruz do Capibaribe.
Nos dois dias, feirantes e compradores foram animados pelo clima junino, com apresentações da Quadrilha da Sulanca, da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos e também com Coroné do Pife & banda.
Confira na galeria algumas imagens da feira histórica e também um pouco daquilo que deve ser destaque sobre o Moda Center na edição especial do Globo Repórter:
De acordo com o Moda Center, estima-se que, ao longo dos dois dias de feira (domingo e segunda) 236 ônibus, centenas de vans de excursões, além de milhares de carros de passeio passaram pelo centro atacadista, o que representa algo em torno de 81 mil pessoas. Ainda segundo o Moda Center, os números são 4% maiores que os registrados na mesma feira, ocorrida em 2015.
Confira também o vídeo gravado com imagens aéreas da feira: